quinta-feira, 02 de maio de 2024

Dicas do Seu Médico

A gravidez é um momento especial em sua vida, e exige uma alimentação equilibrada e saudável para seu adequado desenvolvimento. Aquele velho dito popular que diz que "você terá que comer por dois" não é bem verdade, você deverá comer pelos dois e não por dois, portanto nada de sair comendo qualquer coisa na hora da fome, você deverá se alimentar de forma equilibrada, aproveitar ao máximo os nutrientes dos alimentos e evitar o ganho de peso excessivo para não trazer riscos para você e para seu bebê.
            A dieta ideal é aquela que contenha todos os nutrientes necessários para a formação, crescimento e desenvolvimento adequado de seu bebê; para isso, tenha uma alimentação bastante variada.
 

Calorias e proteínas

Em geral, recomenda-se que haja um aumento na ingestão calórica de 300Kcal/dia e na ingestão protéica de 16g/dia somente no 2° e 3° trimestres. Para atingir essa necessidade basta ingerir 4 xícaras de leite ou iogurte.

Cálcio

É um mineral essencial que auxilia na formação dos dentes e esqueleto do bebe e ajuda a controlar os batimentos cardíacos e a contração muscular. As principais fontes de cálcio são os leites e derivados, brócolis, couve-flor.

Ferro

Mineral essencial para a formação das células sanguíneas da mãe e do bebe. As principais fontes de ferro são: carnes, ovos, fígado, verduras verde-escuras (couve, escarola, chicória, almeirão) e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja). Para melhorar a absorção do ferro, consuma de forma simultânea alimentos ricos em vitamina C (laranja, abacaxi, acerola, kiwi, limão) e evite a ingestão de cálcio (leite e derivados), café e chás durante as refeições, pois estes prejudicam a absorção de ferro.

Ácido Fólico (folato)

           Sua suplementação deve ser iniciada, pelo menos, 3 meses antes da concepção. Mulheres cujos fetos ou recém-nascidos apresentam defeitos do tubo neural devem ser orientadas quanto ao risco de recorrência em novas gestações, devendo manter suplementação contínua com ácido fólico pré-concepcional, diariamente, até a 12ª semana da gestação subseqüente.

          Os alimentos ricos em ácido fólico são vegetais verde-escuros, leguminosas, leite e ovo.

Vitamina A

A vitamina A está envolvida no processo visual e no sistema imunológico, desenvolvimento celular e dentário. A vitamina A é encontrada em leite e derivados, fígado, gema de ovo e vegetais amarelo-alaranjados (laranja, cenoura, mamão, abóbora, manga).

Vitamina C

A vitamina C e essencial para o desenvolvimento da pele, ossos, cartilagem, sistema imunológico e auxilia na absorção do ferro. Os alimentos ricos em vitamina C são: laranja, limão, kiwi, morango, melancia, melão, abacaxi, brócolis, tomate, pimentão e couve-flor.

Enjôos

As náuseas e vômitos são problemas comuns no início da gravidez, e ocorrem com maior freqüência no período da manha ao se levantar, então procure:- de preferência para alimentos mais secos (torrada, bolacha de água e sal) ao se levantar;

- fazer refeições mais leves e regulares;

- evite temperaturas extremas;

- evite as comidas muito gordurosas;

- não fique períodos muito longos sem comer;

- evite ingerir líquidos durante as refeições, e sim entre cada refeição.

DICAS NUTRICIONAIS:

- BEBA de 6 a 8 copos de água por dia:

- CONSUMA de forma regular as fibras (verduras, frutas e legumes) para o adequado funcionamento do intestino que tende a constipar durante a gestação;

- CONTROLE a quantidade de sal e açúcar da sua alimentação;

- EVITE frituras e gorduras;

- ABOLIR tabagismo;

- PRATICAR atividade física de forma regular.